segunda-feira, 11 de março de 2019

AME de Santa Cruz do Capibaribe intensifica Citologias Preventivas durante este mês de março



Com o intuito de cuidar da saúde feminina, o Ambulatório Médico Especializado José Roberto Aragão (AME) de Santa Cruz do Capibaribe está intensificando, durante todo mês de março, os exames de Citologia Preventiva (Lâmina) para as mulheres do município. Essa iniciativa faz parte das comemorações ao mês das mulheres e acontece de segunda a sexta-feira, das 13 às 16 horas.
O exame serve para diagnosticar inflamação vaginal, doenças sexualmente transmissíveis como o HPV, e identificar a presença de câncer de colo do útero. O ideal é que seja realizado uma vez por ano por mulheres que já iniciaram a sua vida sexual, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos.
Juliana Feitosa, gestora do AME, falou da importância da Citologia para a saúde das mulheres. “É muito gratificante exaltar o papel da mulher na sociedade e proporcionar orientações sobre os cuidados com a saúde. A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e a Secretaria de Saúde se preocupam todos os dias do ano com a mulher, mas estamos esse mês ampliando o acesso ao exame de lâmina, que é fundamental para a saúde feminina”, disse.
Para fazer o exame de Citologia (Lâmina), as mulheres podem ir direto até o AME, localizado na Rua Rogaciano Assis Aragão, 200, bairro São Cristóvão. Não é necessário levar encaminhamento. 

Cuidados com o exame:
O preparo é simples, inclui evitar relações sexuais mesmo com o uso de camisinha, evitar usar duchas para higiene íntima e evitar o uso de medicamentos ou anticoncepcionais vaginais nos 2 dias anteriores ao exame. Além disso, a mulher também não pode estar menstruada, pois a presença de sangue pode alterar os resultados do exame. 
O procedimento não dói, pode causar apenas um pequeno desconforto no momento em que o profissional raspa o colo do útero. Após finalizado, a mulher pode fazer suas atividades diárias normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário