quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Carnaval 2019 em Pernambuco tem horários definidos

Agremiações devem solicitar policiamento até 31 deste mês ou podem ser impedidas de desfilar



Carnaval 2019 em Pernambuco já tem horário definido, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). Durante o período pré-carnavalesco, compreendido de 5 de janeiro a 28 de fevereiro, as agremiações autorizadas previamente poderão desfilar entre as 10h e 22h. O horário fica mais amplo de 1º a 6 de março (período oficial da Folia de Momo): das 10h às 2h. Representantes de entidades carnavalescas públicas ou privadas têm até o dia 31 deste mês para efetuar a solicitação de segurança pública para seus eventos, sob o risco de serem impedidas de acontecer, caso não seja realizada essa comunicação.
“Como o aporte de segurança que a gente tem que fazer é grande, nós estabelecemos essas regras através de portaria que lançamos anualmente, para que a gente possa se planejar”, justifica o secretário-executivo da Secretaria de Defesa Social (SDS), Humberto Freire. As solicitações deverão ser endereçadas, exclusivamente, ao e-mail gtcarnaval@sds.pe.gov.br, contendo todas as informações necessárias como percurso do desfile ou local do evento, expectativa de público (ou quantidade de ingressos postos à venda, no caso de eventos privados), horário de início e término, quantidade de palcos, trios e carros de apoio, assim como cópia dos documentos de identificação dos responsáveis pelo evento.
Terão preferência eventos historicamente consolidados no calendário carnavalesco e turístico de Pernambuco, a quantidade de pessoas esperada em cada evento e cronograma de solicitação. “Quanto mais cedo a solicitação for feita, melhor. Os eventos organizados em locais públicos e que sejam gratuitos são prioritários porque são mais democráticos e atingem uma maior quantidade de pessoas”, ressalta o Humberto Freire.
As festas que não apresentarem a solicitação no tempo previsto podem ser impedidas de acontecer. “Avaliamos todos esses critérios apontados na pontaria e, até uma semana antes do evento acontecer, fazemos a vistoria”, acrescenta o chefe de fiscalização dos Bombeiros, Erick Aprígio. A Polícia Militar terá efetivo posicionado nos horários informados acima. No período de Carnaval, serão empregados equipes das 10h às 18h e das 18h às 02h, com prorrogação ou antecipação do horário em até duas horas, mediante requerimento do responsável.
O efetivo, cuja quantidade total utilizada no Carnaval ainda será divulgada, será pensado de acordo com o número de público, bem como a quantidade de trios elétricos, sendo de grande porte eventos que contêm com dez a 15 trios, médio porte, de cinco a nove, e pequeno porte, de um a quatro trios elétricos. A exceção é o Galo da Madrugada que poderá ter até 45 veículos especiais (que compreendem carros alegóricos e trios elétricos). O Plano Estratégico e o Plano Tático devem ser apresentados pelo GT Carnaval até o dia 08 de fevereiro, apontando informações acerca da identificação de cada evento segundo porte e fatores de risco e os meios que serão empregados por cada órgão operativo.
Descentralizado  
Pela primeira vez no Carnaval, Pernambuco contará, além do Centro Integrado de Comando e Controle (CICCR), em São José, com outras duas centrais que serão instaladas no Interior: uma em Caruaru, responsável pelo Agreste e Zona da Mata; e uma em Serra Talhada, para abranger todo o Sertão. “A gente tinha apenas uma grande central no Recife. Vamos replicar um modelo que deu muito certo nas eleições”, disse o gestor.

Folha PE

Publicado no blog Jardim do Agreste
http://jardimdoagreste.com.br/2019/01/09/carnaval-2019-em-pernambuco-tem-horarios-definidos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário