quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Japão vai retomar caça comercial de baleias em julho de 2019

Representantes japoneses propuseram retomar a atividade baleeira mais de vinte vezes nos últimos anos; anúncio desta quarta já tem sido alvo de críticas

Uma baleia-anã é descarregada em um porto depois de ser caçada para fins científicos em Kushiro, na principal ilha setentrional de Hokkaido, no Japão - 26/12/2018 (Kyodo News/AP)

Japão anunciou nesta quarta-feira que vai se retirar da Comissão Internacional da Baleia (IWC, da sigla em inglês) e que pretende retomar a caça comercial a partir de julho de 2019.
Segundo o anúncio, o Japão caçará espécies de baleias com números populacionais “saudáveis” e apenas em suas águas territoriais e zonas econômicas exclusivas, sem avanços para o Oceano Antártico nem no Hemisfério Sul.
A retirada do Japão da IWC entrará em vigor em 30 de junho se notificar o governo dos Estados Unidos até 1º de janeiro. O país americano é encarregado de aceitar pedidos de adesão ou retirada da comissão.
“Em sua longa história, o Japão usou baleias não apenas como fonte de proteína, mas também para uma variedade de outros propósitos”, disse o governo japonês em comunicado.
O anúncio já tem sido alvo de críticas. “A declaração está em descompasso com a comunidade internacional, e mais ainda com a proteção necessária para garantir o futuro dos nossos oceanos e dessas nobres criaturas”, disse Sam Annesley, diretor executivo do Greenpeace Japão.
O governo da Austrália classificou a decisão do Japão como “lamentável” e pediu que o país asiático volte à IWC.
O Japão planeja enviar delegações para alguns países anticaça de baleias para buscar compreensão e afirma que pretende seguir os métodos da IWC para calcular as cotas para determinar o número de animais capturados.
A IWC baniu a caça comercial de baleias em 1986, mas o Japão continuou a captura afirmando que usa os animais para fins de pesquisa. Representantes japoneses propuseram retomar a atividade baleeira comercial mais de vinte vezes nos últimos anos, alegando que o número de algumas espécies se recuperou, mas as tentativas foram bloqueadas por nações anticaça.

Publicado no site da Veja
https://veja.abril.com.br/mundo/japao-vai-retomar-caca-comercial-de-baleias-em-julho-de-2019/



Parceiros



Nenhum comentário:

Postar um comentário