quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

EUA violam direito internacional com prisão de crianças, diz analista da ONU

Após a morte de uma criança guatemalteca, relator sobre Direitos dos Imigrantes pede aos EUA que investiguem


Foto: John Moore/Getty Images/AFP


A Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Direitos dos Imigrantes pediu nesta segunda-feira (24), por meio do relator Felipe González Morales, que o governo dos Estados Unidos investigue o caso da menina guatemalteca que morreu sob a custódia da Patrulha Fronteiriça.
González também solicitou o fim da prisão de crianças e jovens imigrantes após cruzarem a fronteira e afirmou que a situação configura violação do direito internacional, de acordo com informações do Estadão.
“Como foi expressado por várias instâncias de direitos humanos da ONU, a detenção de crianças em função de seu status migratório é uma violação do direito internacional”, afirmou o analista.
A ONU considera que a prisão vai contra o bem-estar de qualquer criança e gera efeitos adversos a longo prazo, pois piora o trauma que os pequenos imigrantes já sofreram durante a travessia.
“A prisão de crianças nunca deve ser usada para dissuadir a migração”, ressaltou González sobre a medida americana.
O alerta do analista vem após a morte de uma criança em um centro de detenção da Patrulha Fronteiriça. No último dia 8, Jakelin Caal - capturada pelos agentes com seu pai após atravessar a fronteira - começou a convulsionar depois de oito horas na prisão.
A menina foi transferida com febre altíssima para um hospital, onde chegou com parada cardíaca e não resistiu. A Patrulha Fronteiriça diz que a tragédia ocorreu porque ela estava há dias sem beber nem comer.
Fonte:Bahia.ba

Publicado no blog do Jivanildo Bina
https://jivanildo.com.br/2018/12/eua-violam-direito-internacional-com-prisao-de-criancas-diz-analista-da-onu

Nenhum comentário:

Postar um comentário