sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Cientistas descobrem: há um tipo de sangue com maior probabilidade de ter um ataque cardíaco

Foto/Reproducao


Você sabia que o nosso tipo sanguíneo diz muito sobre os riscos de termos um ataque cardíaco? Se você não sabe do que estamos falando, é bom prestar muita atenção!
Todos nós temos um tipo de sangue, que pode ser: A, B, AB ou 0.
Existe um marcador adicional, o fator Rh, que nem todas as pessoas possuem
Se você possui, esse fator é classificado como ‘positivo’ (com Rh) ou ‘negativo’ (sem Rh).
Isso resulta num total de oito grupos sanguíneos: A positivo, A negativo; B positivo, B negativo; AB positivo, AB negativo; e O positivo, O negativo.
Uma pesquisa apresentada no IV Congresso Mundial sobre insuficiência cardíaca aguda concluiu, depois de analisar dados de mais de um milhão de pessoas, aqueles com tipo A, B ou sangue AB eram mais propensos a sofrer de uma doença cardiovascular do que aqueles com grupo sanguíneo do tipo 0.
Mas o que de fato determina essa relação estreita entre determinados tipos sanguíneos com o ataque cardíaco?
Ainda não se sabe ao certo, mas os cientistas sugerem que isso pode ser devido a uma maior concentração da proteína do fator von Willebrand.
Esta proteína favorece o desenvolvimento de coágulos, o que aumenta o risco de ataques.
Além disso, os pesquisadores explicam que as pessoas com sangue diferente do tipo 0 são mais propensas a altos níveis de colesterol.
Há evidências também de que os tipos A, B ou AB têm um risco maior de sofrer um ataque cardíaco diante da alta contaminação do ar.
O trabalho realizado pelas associações americana Intermountain Medical Center Heart Institute e Brigham Young University associa esse risco a um gene chamado ABO, presente em pessoas com os tipos sanguíneos A, B ou AB.
Entenda: os pesquisadores analisaram se uma variação específica neste gene ABO predispõe a um ataque cardíaco em tempos de poluição ambiental.
Segundo Benjamin Horne, epidemiologista clínico e um dos autores da pesquisa, há, sim, uma predisposição.
O limite acima do qual o risco de ataque é maior para pessoas com o tipo sanguíneo 0 é 25 microgramas de contaminação por metro cúbico.
Em níveis acima de 25 microgramas por metro cúbico de contaminação, o aumento do risco é linear, enquanto abaixo desse nível há pouca ou nenhuma diferença de risco.
Pessoas com sangue do tipo 0 também apresentam maior risco de ataque cardíaco ou dor torácica instável em de alta contaminação.
No entanto, o risco é muito menor, em 10% em vez de 25% para cada 10 microgramas de tipo de sangue não 0.
Assim, em 65 microgramas por metro cúbico de contaminação, uma pessoa com o grupo sanguíneo 0 está enfrentando um risco 40% maior do que se o ar não estivesse defeituoso.
Fonte: Cura pela Natureza


Publicado no site Nova Cruz Oficial
http://www.novacruzoficialrn.com.br/noticias/geral/cientistas-descobrem-ha-um-tipo-de-sangue-com-maior-probabilidade-de-ter-um-ataque-cardiaco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário