domingo, 12 de agosto de 2018

Vamos para o próximo

Silvino Neto

Vamos para o próximo. Coerência acima de tudo.Muita gente reclamando do MST, que fechou a BR 232, esqueceram que a luta deles é a mesma nossa . Ele querem terra para viver. Nós queremos vida para nossa crianças. Ambos, com direitos violados.
Passo o texto de coisas que vivi nos dias 09 e 10 de agosto.

Coisas que vi e vivi no “encontro “ E TUDO COMEÇOU AQUI”
Começo , falando do CEDCA-PE:
Como é bom ter um Conselho Estadual vivo e forte. Com o perfil de Conselho de Estado.
Quando falávamos de resgate do CEDCA, estávamos refletindo o que de fato aconteceu.
A estrutura, participação da equipe executiva foi fortíssima. Sem eles sequer teríamos o evento. A começar da Secretária Rosa Barros , da equipe técnica. E de toda a secretaria executiva;
Afinal, para organizar o evento, tudo não começou no dia 09 de agosto. A preparação, o juntar ideias diferentes, para chegar ao consenso. O CEDCA, em parceria com o Fórum DCA, Coordenadoria Infância e Juventude , Escola de Conselhos , Prefeitura de Moreno, o Conselho de Direitos de Caruaru, o COMVIVA, ajudaram a continuar uma história que parecia esquecida.
Reeditamos, o que aconteceu no final dos anos 80; , quando juntamos diferentes para uma convergência absoluta, crianças e adolescentes.
A SINTONIA- Prestem atenção: entre a primeira mesa e a última, existia uma diferença de idade enorme. Mas, não de ideias, não de sintonia. Qual a diferença entre os pensadores da primeira mesa e Marília, Mallon, João Batista Junior e Rosana .?
Novamente, colocamos na palco Juízes, Promotores, academia com a Escola de Conselhos e a mídia com o Canal Futura, Governo e sociedade civil. 
Num só lugar, com meninos/as que cumpriam medidas socioeducativa e quase ninguém sabia.
Num só lugar...
Senhores que pensaram o ECA e jovens que viveram o ECA. 
Pessoas do sertão, agreste, mata sul e norte, e Região Metropolitana. Conselheiros de Direto e Tutelares,
Conceitos sim. Preconceitos não
É óbvio que houve falhas. Mas, vocês viram o Amaral, com mais de 80 anos e vindo de uma cirurgia? E o Luiz de la Mora, a saúde debilitada, um corpo ainda fraco e uma mente brilhante. E a força de Francisco Cruz Rosa? E a energia de Helena?
Se o objetivo era dizer que tudo começou aqui, precisamos ter consciência que a história não acabou e ganha uma nova energia.
Vi a emoção de quem recebeu um prêmio pós morte de seus queridos.
Vi a emoção da família de Romero de Oliveira Andrade.
Vi , a volta com força ,daqueles que por serem mais experientes estavam , alguns tentam colocá-los como mortos vivos.. São fortes, estão vivos, agora é não deixar que sejam engolidos/as pelos que os tentam jogá-los numa aposentadoria política.
Vi, um homem chorar, como ser humano que é. A homenagem era ao homem, esposo, pai, avô , amigo.
Finalmente, vi a grandeza de um cidadão, que compreendendo o momento e a tensão no final, abdica da fala , silencia à voz. Diferentes de tantos que não sabem aproveitar o momento, esse cidadão, no seu silencio dizia , passe a voz , agora mais não. Onão falar se tornou uma das vozes mais forte naquele momento, naquele lugar.
Fica a atenção: cinco minutos a mais que você gastou a sua voz, tirou o direito humano de outros falarem.
Não posso deixar de agradecer o prefeito da minha terra. No momento que falei do evento ,ele topou e participou dos dois dias. Afinal tudo começou aqui, com ele presente
O próximo? Quando? Agora é com vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário